Serviço social
Segundo a Enciclopédia Barsa o conceito de família é:
O termo “família” prove do latim famulus, “criado” ou “servidor”. Inicialmente a palavra designava-se o conjunto de empregados de um senhor que só mais tarde passou-se a emprega para denominar o grupo de pessoas que unidas por laço de sangue viviam na mesma casa e estavam submetidas a um chefe em comum. (BARSA,2005, P.191)
A família é a mais antiga instituição na terra e ela cumpre um papel vital na sociedade humana, a família historicamente, mesmo antes do homem se organizar em comunidades sedentárias, constituía-se em um grupo de pessoas relacionadas a partir de um ancestral comum ou através do matrimônio.
A família significa certo número de pessoas aparentadas que vivem em geral na mesma casa e é composta particularmente: pai, mãe e filhos, podendo ter ainda outros indivíduos do mesmo sangue ou admitidos por adoção. Entende-se que família engloba dimensões estruturais diversificadas que podem sofrer alterações em seu meio.
De acordo com Azevedo e Guerra:
Assim como família não é uma instituição natural, podendo assumir configurações diversificadas em sociedades ou em grupos sócias heterogêneos, o modelo nuclear de família, que nos parece tão natural se consolidou por volta do século XVIII, segundo nos informa os estudos históricos. A mutabilidade seria, portanto, outra característica do grupo familiar. (AZEVEDO; GUERRA, et al.,1997, p.51).
A família sempre teve e terá um papel primordial na sociedade, ela também se configura como modelo de valores sociais e culturais, que são repassados de geração para geração.
Em tempos remotos tinha em seu papel apenas o sentido de obediência e submissão, no entanto com o passar do tempo sua função alterou-se. A família sofreu transformações com o inicio da revolução industrial, com a migração para a cidade os laços na família se estreitavam e se tornaram menores. A mulher começa a participar do mercado de