qualidade de software
Professor: Emmanuel Dias Pereira
Três Níveis de Qualidade
Inspeção do produto: a inspeção do produto é um processo que examina os produtos intermediários e o produto final na procura de defeitos. Esse processo é aplicado nas linhas de montagem dos produtos e foi popularizado a partir da década de 192
Controle de qualidade: o controle da qualidade trabalha com o monitoramento das taxas de defeitos utilizando a estatística da qualidade e tem como objetivo a redução dos defeitos e dos custos para se identificar os elementos defeituosos do processo de produção. O objetivo é identificar e corrigir esses elementos defeituosos através das taxas de defeitos.
Melhoria do processo: a proposta da melhoria do processo e a procura das tarefas ou atividades que introduzem defeitos no processo de produção da empresa. Melhorando-se os processos minimiza-se os defeitos e os custos envolvidos
O que é o Seis Sigma?
O Seis Sigma pode ser definido como muitas coisas, no entanto sua melhor definição seria o fato de o Seis Sigma ser um nível otimizado de performance que se aproxima a zero defeito em um processo de confecção de um produto, serviço ou transação. Ele indica a obtenção e a manutenção de uma performance de alto nível.
O Seis Sigma não é uma metodologia. Ele é um fim, não um meio.
6 sigma
Seis Sigma como Benchmark. É usado como um parâmetro para comparar o nível de qualidade de processos, operações, produtos, características, equipamentos, máquinas, divisões e departamentos, entre outros.
Seis Sigma como Meta. É também uma meta de qualidade. A meta dos Seis Sigma é chegar muito próximo de zero defeitos, erros ou falhas.
Mas não é necessariamente zero, é, na verdade, 0,002 partes por milhão de unidades defeituosas, para fins práticos zero.
Seis Sigma como Medida. O Seis Sigma é uma
6 sigma
Seis Sigma como Estatística. É uma estatística calculada para cada característica crítica à qualidade para avaliar a performance em
relação