gastronomia Hospitalar
Uma das necessidades encontradas nos hospitais é a melhoria do atendimento de nutrição e dietética, por se tratar de parte fundamental no tratamento de pacientes hospitalizados. Sabe – se que o tratamento nutricional interage com a melhora do estado físico do paciente, portanto oferecer uma alimentação prazerosa e saudável é um meio de tornar a estada no hospital mais agradável. A gastronomia deve se tornar uma ferramenta de satisfação dos pacientes, pois aliada às técnicas nutricionais, apresenta alternativas de mudança da visão de que comida de hospital é pouco atrativa, e por isso não desperta a vontade do paciente em se alimentar. A gastronomia hospitalar busca na clássica oferecer uma alimentação saudável, nutritiva e com agradáveis Características sensoriais, objetivando suprir as necessidades nutricionais e a satisfação dos pacientes ao mesmo tempo.
2 REVISÃO DE LITERATURA
Nutrição
Segundo a Organização Mundial de Saúde, nutrição é o processo em que os seres vivos recebem e utilizam as substâncias necessárias à manutenção da vida, ao crescimento, ao funcionamento normal dos órgãos e à produção de energia.
Nutrição é a ciência do alimento, dos nutrientes e outras substâncias, é o processo em que o organismo ingere, digere, absorve, transporta, utiliza e excreta as substâncias alimentares. (ANDRESON et al 1988).
Segundo ANDERSON et al (1988), o aconselhamento nutricional é muito importante para o tratamento e prevenção de muitas doenças. Cada indivíduo necessita de uma quantidade de nutrientes e de energia disponível nos alimentos para satisfazer suas necessidades fisiológicas e prevenir doenças.
A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável conduzindo ao bem estar geral de um indivíduo. (CUPPARI, 2006)
Não se pode confundir nutrição com alimentação. O ato de alimentar-se é um processo voluntário no qual o indivíduo obtém produtos para o seu