Qualidade de Software
CAMPUS DE ANGICOS
DISCIPLINA: QUALIDADE DE SOFTWARE
PROFESSORA: WELLINGTON NASCIMENTO JR
DISCENTE: JÉSSICA LAYANNE DE MEDEIROS SANTOS
Histórico da Qualidade
Conceituar qualidade se torna uma tarefa muito difícil, mas devemos considerar como sendo um método gerencial que através de processos e procedimentos disseminados pôr toda a organização busca uma posição competitiva para propiciar a satisfação da sociedade ao longo do tempo.
Princípios da Administração Científica em que citava F. Taylor em 1911: o aumento da eficiência, a racionalização dos métodos de trabalho, a crença no homem econômico, a divisão e a hierarquização do trabalho, a relevância da organização formal. Nos anos 30, o Dr. W.A. Shewhart causa uma revolução à teoria científica da administração que se baseava na aplicação de gráficos de controle, na inspeção por amostragem. A tese de Deming era a da produção com qualidade. Ensinou seu método e, também, aperfeiçoou-o, desenvolvendo uma nova forma participativa de gerência, a qual tirava proveito dos conhecimentos e habilidades de todos os funcionários, em todos os níveis, por meios de equipes e sistemas de sugestões que sempre focalizam o cliente. A tese de A. Maslow contribuem com estudos do fator humano, preocupando-se em considerar a satisfação do funcionário como um dos responsáveis pelo aumento da produtividade e de qualidade do produto. A teoria motivação-higiene de Herzberg distingue os fatores do ambiente (fisiológicos, segurança, social, estima) como fatores provenientes especificamente do serviço (automatização), mostrando serem esses últimos os motivadores.
Uma organização não sobressairá no mercado global a menos que produza software de boa qualidade e seus clientes vejam produtos e serviços de boa qualidade. Existem muitas razões que devem ser levadas em conta: Qualidade é competitividade: a única maneira de diferenciar o produto do competidor é pela qualidade do software