Vestibular UERJ
Durante a Alta Idade Média, as relações comerciais eram apenas estabelecidas entre, o sudoeste da Ásia, o norte da África e a Europa, ficando assim o mercado limitado a essas regiões.
Com as grandes navegações a partir do século XV, com a circunavegação da África, a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, a descoberta da América por Colombo, e com a ‘volta ao mundo’ de Fernão de Magalhães, aumentaram as regiões produtores e consumidores, surgindo o mercado mundial.
A descoberta de novos continentes e o surgimento deste mercado mundial é que denominamos de expansão marítima e comercial européia.
Fatores que levaram à Expansão-> A procura de especiarias, a escassez de metais precisos na Europa e Aliança entre rei e burguesia.
As grandes navegações só foram possíveis, por conta do avanço tecnológico no século XV, a única maneira de quebrar o monopólio comercial italiano era descobrir um novo caminho as índias, a partir do XV essa descoberta foi possível por meio do desenvolvimento da cartografia, os estudos de astronomia, o aperfeiçoamento das embarcações. Os navegadores passaram a usar bússola e o astrolábio.
(Feudalismo-> conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social, e política. Está vinculada a Crise do Império Romano (Tomado por um território de grandes proporções, o Estado não conseguia manter sua hegemonia político-administrativa entre os vários povos que estavam em seu domínio. Ao mesmo tempo em as riquezas obtidas eram imensas, os problemas e gastos também se manifestavam em semelhante proporção, e se agravou ainda mais pela falta de escravos) e as Invasões Bárbaras (Estrangeiros que iam para Europa, atraídos pela disponibilidade de terras férteis eram chamados de ‘bárbaros’ essa palavra é destinada a todo aquele que não tinha capacidade de assimilar a língua e os costumes romanos)).
(Capitalismo -> É um sistema econômico em que meios de produção e distribuição são