Qualidade das empresas
O trabalho se refere a qualidade nas empresas do século XXI.Neste final do séc.xx ,principio do séc. XXl,as empresas brasileiras estão enfrentando um ambiente caracterizado pela incerteza,pela inovação tecnológica,pelos novos paradigmas de gestão e por uma impressionante velocidade de mudança nos campos da educação,da informação do conhecimento. Quando se ouve algo sobre qualidade nas organizações, o que vem à mente? Satisfazer o cliente, gerar lucro, adquirir ISO 9000? É certo que estes pontos são importantes, mas a qualidade nas organizações deve ultrapassar essas fronteiras, atingindo maior abrangência na forma como elas operam.
Desenvolvimento
O que é qualidade e como uma empresa faz para consegui-la ?, poder-se conceituá-la de muitas maneiras, mas acreditamos que uma forma interessante seja: “Qualidade é fazer o que deve ser feito, da forma como deve ser feito, respeitando a todos e compreendendo os desdobramentos decorrentes das relações que causam os resultados”. Uma empresa com qualidade assemelha-se a um organismo vivo, no qual todas as funções têm tarefas a desempenhar, funcionam juntas, dependentes e de forma harmoniosa para alcançar um equilíbrio .Para conseguir isso não é muito difícil, basta que a empresa e seus integrantes entendam alguns pontos:
Qualidade Operacional : A qualidade nas operações está ligada, também, aos comportamentos das pessoas dentro da organização e da cultura organizacional como um todo. Uma companhia que trabalha com um ambiente de pressão sobre os funcionários jamais atingirá a qualidade; por outro lado, uma empresa sem controle também não conseguirá. Ela é conseguida através de uma dosagem perfeita entre controle e liberdade. E, evidente, que vai estar relacionada também com os aspectos práticos da organização: tipo e forma de layout, divisão de tarefas e setores, aspectos físicos e ergonômicos, segurança e saúde laboral/ocupacional, entre outros. Por fim, a qualidade operacional está ligada ao uso de