qualidade da água
FAENG
OD, DBO e DQO
QUALIDADE DA ÁGUA II
CAMPO GRANDE
2013
1. Resumo
O presente relatório descreve a análise de três parâmetros de uma amostra de água coletada no Lago do Amor: OD, DQO e DBO. Utilizou-se o método titulométrico e os procedimentos do Standard Methods, cujos resultados foram aplicados em fórmulas específicas. Os resultados para OD indicaram boa aeração da amostra, enquanto a relação DQO/DBO demonstrou que há pouca fração biodegradável da matéria orgânica.
Palavras-chave: Lago do Amor, água, OD, DBO, DQO
2. Introdução
Pretende-se, neste relatório, explicar os procedimentos de análise de três parâmetros [Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Química da Água (DQO) e Demanda Bioquímica da Água (DBO)] em uma amostra de água e interpretar os resultados obtidos na mesma, que foi coletada no Lago do Amor, principalmente a respeito do IQASmith e da classificação segundo a resolução CONAMA nº 357/05. As análises foram realizadas durante a aula de Laboratório de Qualidade da Água, sob supervisão dos professores Maria Lúcia Ribeiro e Carlos Nobuyoshi Ide.
3. Revisão Bibliográfica
a) OXIGÊNIO DISSOLVIDO (OD): É notável a quantidade de organismos vivos que compõem verdadeiros ecossistemas em corpos hídricos (rios, lagos, mares, etc.). Seu equilíbrio muito se deve à presença de oxigênio dissolvido (OD), forma solubilizada do oxigênio molecular. Ele propicia a degradação de matéria orgânica, a respiração de seres aeróbios, a nitrificação e a oxidação de íons metálicos. Porém, sua concentração não é constante em todos os locais do globo, pois existem fatores que influenciam na sua maior ou menor solubilização, a saber: a própria solubilidade do gás oxigênio, a temperatura, a pressão, a salinidade, a fotossíntese e a aeração do meio. Quando se noticia algum episódio de poluição aquática, com