Questionário sobre Crise de 1929 e Fascismo
Escola Técnica Estadual Ferreira Viana
Aluno: Francisco Galdino Conde
Turma: 3221 Nº: 6
1) Defina: crise de 1929 nos Estados Unidos da América.
No início do século XX, os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento, até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades. Diante da contínua produção, gerada pela euforia norte-americana, e a falta de consumidores, houve uma crise de superprodução. Os agricultores, para armazenar os cereais, pegavam empréstimos, e logo após, perdiam suas terras. As indústrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando mais ainda a crise. A crise naturalmente chegou ao mercado de ações. Os preços dos papéis na Bolsa de Nova York, um dos maiores centros capitalistas da época, despencaram, ocasionando o crash (quebra). Com isso, milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões de norte-americanos perderam o emprego.
2) Explique 3 causas da crise de 1929 nos Estados Unidos da América.
O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.
Formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interna ou externamente.
3) Cite 2 motivos responsáveis pela propagação da crise de 1929, iniciada nos Estados Unidos da América, para os demais países capitalistas.
Repatriação de capitais, os Estados Unidos da América deixaram de investir em capital estrangeiro. O Desemprego aumentou morbidamente nesses países onde se parou de investir, exceto a URSS, a única que escapou da crise.
Os EUA reduziram suas importações e adotaram