Qualidade da Informação
Trabalho Final da Disciplina de Qualidade da Informação
QI Corporativa e organizacional
A qualidade da informação é fundamental para a competitividade das organizações. Se considerarmos a velocidade na geração de informações por cliente, uma organização precisa acompanhar constantemente as movimentações para determinar o rumo de suas atividades [1].
Em contrapartida é fundamental que os investimentos de TI, em infraestrutura de rede, politicas de qualidade das informações e softwares de Business Inteligence, acompanhem as necessidades de analise de dados de bases corporativas e públicas, como redes sociais [1].
Não só é necessário a melhoria da qualidade das informações já criadas nos sistemas, como também garantir que elas sejam armazenadas já em conformidade com os critérios de qualidade da organização, utilizando técnicas disponíveis para tal [1].
A Wikipédia é uma das principais fontes primárias de conhecimento na internet, mas sofre criticas por sua politica de geração de conteúdo por qualquer usuário e consequentemente os problemas de qualidade que podem acarretar [2].
Métodos, conceitos e ferramentas para a QI
Existem varias abordagens para a questão da qualidade da informação. Inicialmente é preciso compreender os conceitos de custo envolvidos na falta de qualidade da informação para que o problema possa ser abordado. Para determinar tais impactos a qualidade da informação é classificada em precisão, “Believability”, objetividade, reputação, valor agregado, relevância, oportunidade, plenitude, quantidade de dados, interpretabilidade, facilidade de compreensão, consistência, manipulabilidade, concisão, acessibilidade e segurança [3].
O método denominado Adequação ao Uso visa avaliar a qualidade da informação baseado na adequação ao uso da informação como um produto e como um serviço pelo aspecto do cliente [3].
O IQUATE é uma técnica de modelagem que se propõe a ser a ferramenta que faltava para