Qualidade da informação
A informação é identificada cada vez mais como um recurso econômico essencial para a tomada de decisão e para execução dos diversos processos de negocio. Dada essa importância, é natural e aceitável que se levantem preocupações a sua qualidade. De fato, uma informação incorreta ou desatualizada pode levar a uma decisão errada, produzindo um impacto negativo na organização.
Com isso, o artigo tem como principal objetivo apresentar e testar técnicas de avaliação de qualidade da informação, o interesse nas pessoas nesta avalição de informações e por fim avaliar o alcance dos resultados. O resultado dessa avaliação, permite que a empresa trace um plano de ação, se necessário, para corrigir os problemas encontrados em seus processos.
A qualidade da informação contribui de uma forma positiva para satisfação dos clientes e para uma boa qualidade de parcerias de negócios ao longo do tempo. A informação pode ser vista como um bem, com atributos e dimensões de qualidade que podem ser medidas. Uma vez identificados, a qualidade da informação pode ser gerenciada.
Existem dimensões criadas para capturar os possíveis atributos de qualidade da informação, as principais são: * Dimensão de tempo: Consiste em fornecer informações quando necessário, além disso, deve ser passada o mais próximo do acontecimento possível. A informação sempre deve esta atualizada, deve ser fornecida quantas vezes necessário e fornecida sobre períodos passados, presentes e futuros. * Dimensão de Conteúdo: Nesta dimensão é informado que a informação deve estar isenta de erros, relacionada às necessidades de um receptor e situação especifica. Deve ser apresentado o que é relevante, a informação deve ser simples, sem complexidades. O usuário de tal informação deve se sentir seguro e acreditar na informação passada, e desta maneira tomar decisões seguras e corretas. E refletem a comparação dos planos de execução e