QUALIDADE ALIADA AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Muitas organizações necessitam e querem usar o planejamento estratégico, o problema é que não sabem como fazê-lo. Em geral, consideram-no demasiadamente complexo. Nesse sentido, apenas as organizações de grande porte tem feito uso dele.
Vários métodos de planejamento poderiam ser adaptados de acordo com as necessidades de uma dada organização, possibilitando-a obter a sua visão sobre o futuro e quais as ações estratégicas a serem executadas.
A qualidade aliada ao planejamento estratégico favorece que o plano aconteça. A qualidade transfere todo o conhecimento para o executante, para não precisar de um inspetor. Ela pode entrar em todos os processos da administração estratégica, auxiliando para que ocorram da melhor forma possível.
Administração Estratégica, Planejamento Estratégico e Qualidade No Controle da Qualidade Total tem-se o controle do processo a partir da identificação e atuação sobre os itens de controle. O método tradicional de planejamento estratégico não possui esse controle, como forma de realimentar em tempo real o processo. Dessa necessidade, surge o interesse sobre os itens de verificação, presentes na qualidade.
A qualidade pode promover a participação de todos, desde a confecção do plano estratégico, até a implementação. Ela considera o aspecto motivacional do indivíduo, incentivando-o a utilizar seu potencial, fornecendo maior autonomia e liberdade de expressão, gerando mudanças na cultura organizacional e nos resultados da organização. QUALIDADE
A busca da chamada Qualidade Total constitui toda uma importante estratégia de mudança aceita pela organização moderna em seu processo de desenvolvimento. No mundo globalizado e competitivo em que vivemos, é necessário atuar e produzir de forma destacada. É preciso se ter qualidade para poder competir e vencer. Segundo James Teboul:
A qualidade é a capacidade de satisfazer as necessidades das pessoas, tanto na hora da compra,