Qual é a principal caracteristica do pensamento educacional no brasil no periodo em que o texto comprende?
Cariacica-ES
2012
Qual é a principal característica do pensamento educacional no Brasil no período que o texto compreende
O final da 2ª guerra mundial em 1945 repercutiu na política brasileira, acelerando o fim do regime do estado novo, durante o qual a política se destacava pelo populismo, nacionalismo e desenvolvimentismo. O populismo era adotado como instrumento de controle e mobilização das massas em proveito das classes dominantes; o nacionalismo surgiu entre os grupos políticos, tecnocratas e militares, que buscavam uma estratégia estatal capaz de enfrentar os problemas do desenvolvimento crônico do Brasil. O ISEB-Instituto Superir de Estudos Brasileiros, criado em 1955, no governo interino de café filho, tornou-se a peça fundamental da nova admistração, com a atribuição de formar uma mentalidade nacional para o desenvolvimento.
Após a 2ª guerra mundial, os países envolvidos no conflito, começaram a se reconstruir economicamente atingindo o mundo e encontrados no Brasil uma forma peculiar de desenvolvimento capitalismo.
Entre o suicídio de Vargas e a posse de JK, no governo de café Filho foi baixada a portaria 113 da Sumoc, Superintendência da Moeda e do Crédito, que concedia vantagens ao capital estrangeiro que investisse no país.
Os governos da época, em especial JK e Jango, tentaram conciliar o modelo política nacional-desenvolvimentista com o modelo de substituição das importações em sua segunda fase, com a participação do capital estrangeiro. Houve uma intensa migração da população rural para as cidades, devido à industrialização do país a modernização da produção rural tornando a sociedade bastante complexa. As desigualdades sociais aumentaram e motivaram as lutas por reformas de base que reduzissem as grandes diferenças das condições de vida entre as classes sociais.
O governo de Jango, ao tentar compatibilizar a manutenção do modelo político nacional-desenvolvimentista e mudar a orientação econômica das reformas de