Qual é a fronteira da informática na administração de empresas no horizonte dos próximos dez a quinze anos?
Nestes últimos tempos, a tecnologia vem se desenvolvendo em uma velocidade surpreendente.
Os primeiros computadores surgiram em meados dos anos 40, inicialmente para fins militares e científicos.
Trazendo aos dias atuais, a tecnologia passou a fazer parte de nossas vidas, chegando em alguns casos, ser a extensão de nossos corpos, gerada pela dependência que criamos pela grande facilidade que traz ao nosso dia a dia.
As empresas hoje em dia, particamente não existiriam se não fosse o advento da tecnologia aliada, a todos os processos dentro de uma empresa.
A empresa por ser um organismo vivo, precisa estar aliada e antenada para que não perca este processo evolutivo. Tudo de forma a manter o organismo (empresa), vivo e com energia suficiente para a luta, neste meio que cada dia esta mais conectado e globalizado.
A informática na administração de uma empresa, hoje se faz essencial para sua sobrevivência, como se fosse o coração em um corpo com a complexidade que possui.
Em relação aos próximos dez a 15 anos, acredito que, com a velocidade que a tecnologia evolui, em breve certamente teremos a eliminação de alguns departamentos e processos na cadeia produtiva. Um elemento que tem tudo para desaparecer, é o papel. Com o surgimento de telas mais leves, e a comunicação entre as máquinas de forma não existir nem mesmo os fios, para alimenta-las.
Com a crescente necessidade de buscar a sustentabilidade em todos os meios, as empresas irão a ter de encontrar meios e soluções a fim de minimizar custos de matéria prima, tendo que otimizar sua produção e até mesmo reaproveitando materiais e a. tecnologia também terá de entrar neste processo, como a reciclagem de componentes e o aproveitamento de materiais nobres e até mesmo a fabricação com material biodegradável, já que a velocidade de sua evolução, nos gestores precisamos