qual a tua obra
Lavar roupa é uma arte que exige técnica e talento. Geralmente, as lavanderias são pequenas empresas que atendem as clientes oferecendo qualidade, presteza e confiabilidade nos serviços. Neste tipo de negócio, 80% da fórmula de sucesso são compostas de pessoas e o restante de máquinas. A segurança dos funcionários e a saúde ocupacional são os itens mais importantes nas lavanderias.
Cada estabelecimento funciona como uma pequena unidade fabril na qual as máquinas utilizam vapores de alta pressão e ar comprimido para lavar e passar roupas em altas temperaturas e em ambientes úmidos e escorregadios.
O local de trabalho é barulhento devido ao funcionamento das máquinas e o ar é denso de vapores químicos, pois o processo de lavagem das roupas utiliza produtos cáusticos. Para remover as impurezas das roupas, as caldeiras de alta temperatura aquecem continuamente solventes químicos, que são reutilizados e reciclados no processo. O processo é executado através de máquinas e do trabalho humano. A exposição a acidentes é grande. Se um erro é cometido, como injetar muito vapor, ocorre fervuras em que o solvente químico produz erupção e ebulição que podem provocar queimaduras nos funcionários. Periculosidade e insalubridade caracterizam o local de trabalho.
A alta incidência de acidentes de trabalho devido aos riscos envolvidos, além das possibilidades de desperdícios de produtos químicos, obriga as lavanderias a implantar regulamentos internos rígidos sobre a conduta dos funcionários. Os funcionários são obrigados a utilizar equipamentos individuais de proteção (EPI) como aventais, roupas, luvas, botas, óculos de segurança, protetores auriculares entre outros. As lavanderias colocam cartazes para lembrar aos funcionários como trabalhar com produtos químicos a fim de evitar desperdício e acidentes. Mas um problema crônico é a má vontade dos funcionários em utilizar os EPIs, como roupas, aventais, luvas, protetores