qual a relação entre a arte e a educção
Nas relações entre jogo, arte e educação. A idéia do encontro parte da percepção do jogo como área específica do conhecimento e da necessidade de investigar o exercício de uma prática pedagógica lúdica. No mesmo sentido, a Arte, por ser uma linguagem que proporciona diferentes possibilidades de abordagem e interpretações, pode ser catalisadora dos processos cognitivos de aquisição do conhecimento. Portanto, jogo e arte no contexto da educação podem proporcionar uma visão integrada entre os diferentes conteúdos abordados tanto na sala de aula quanto em ambientes de educação não formal.
A relação da educação com a arte é fundamental para a compreensão dessas questões, que, aliás, não devem ser exatamente respondidas, mas incorporadas ao repertório do conhecimento.
A educação é, por certo, uma atividade profundamente estética e criadora em si própria. Ela tem o sentido do jogo, do brinquedo, em que nos envolvemos prazerosamente em busca de uma harmonia. Na educação joga-se com a construção do sentido - do sentido que deve fundamentar nossa compreensão do mundo e da vida que nele vivemos. No espaço educacional comprometemo-nos com a nossa "visão de mundo". Não somos apenas veículos para a transmissão de idéias de terceiros: repetidores de opiniões alheias, neutros e objetivos. A relação educacional é, sobretudo, uma relação de pessoa a pessoa, humana e envolvente. A interação entre a concepção de arte e a concepção de educação encaminha-se na confluência do que conhecemos como arte-educação, conceito este que aponta para o entendimento de uma questão mais ampla que é a arte no espaço educativo: um projeto pedagógico com uma prática em arte. Destacamos a questão, tendo em vista que nenhuma outra disciplina tem necessidade de uma ênfase na sua nomenclatura quando da inclusão numa proposta pedagógica. Para melhor compreensão da afirmativa, exemplificamos da seguinte forma: não existe a necessidade de nomear