Qual a relação entre motivação e ensino-aprendizagem
Devido aos transtornos da globalização, a sociedade em geral e muitas famílias se encontram fragmentadas e totalmente desestruturadas. Excesso de trabalho (ou a ausência dele), brigas, desentendimentos, desamor e outros vêm a cada dia mais adentrando aos lares, e isto tem atingindo muitas crianças e afetando o seu lado emocional de maneira surpreendente, dificultando assim o seu desempenho escolar.
É sabido que a educação não cabe somente a escola, esta deve obter uma parceria positiva com a família do educando para que ambos se relacionem bem para o progresso dessa criança. Porém a maioria dos pais atuam de forma negativa para com os seus filhos taxando-os de inútil e incapazes, usando de zombaria e ironias, formando neles uma imagem pequena de seu valor, gerando aí uma pessoa com auto-estima baixa e desmotivada para a vida. Esta criança olhará para si e verá que não tem capacidade suficiente para realizar algo, por menor que seja, pois recebeu palavras que as levaram ao bloqueio.
Dentre os fatores que influenciam a motivação a questão familiar é a mais grave. O educador tem enfrentado o problema da ausência de motivação nos alunos para a aprendizagem e isto representa uma queda na qualidade do ensino. Aí então entra a