qual a relação do liberalismo com politica social
QUAL A RELAÇÃO DO LIBERALISMO E A POLITICA SOCIAL?
LIBERALISMO, o pensamento liberal teve origem no século XVII, através dos trabalhos sobre políticas publicadas pelo filósofo inglês John Locke.
Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias definidas pelo filosofo escocês Adam Smith.
O liberalismo surgiu gradativamente como uma forma de oposição as monarquias absolutas e ao seu correspondente do regime econômico, o mercantilismo.
No final do século XVIII, a idéia dominante entre as elites intelectuais era o liberalismo.
Ser um intelectual era sinônimo de ser liberal, (liberalismo).
Sabemos que o liberalismo é um sistema político econômico baseado na defesa da liberdade individual; nos campos econômicos, político, religioso e intelectual. Contra a ingerência e atitude coercitiva do poder estatal.
O liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica.
Neste sentido os liberais são contrários ao forte controle do estado na economia e na vida das pessoas.
Vejamos alguns princípios básicos do liberalismo.
- Defesa da propriedade privada.
- Liberdade econômica (livre mercado )
- mínima participação do estado nos assuntos econômico da nação (governo limitado)
- igualdade perante a lei (estado de direito) Como resultado desse processo, os servos foram libertados da ligadura da servidão e da terra de onde tiravam seu sustento. Para eles, liberdade passava a significar vender livremente sua força de trabalho para os detentores do meio de produção, tornando-se assalariados. Para os donos das terras da época, o principal meio de produção–, liberdade era dispor de sua propriedade como bem lhe aprouvesse. A nova organização social baseava-se nesse duplo conceito de liberdade: liberdade do trabalho –assalariamento– e livre uso da propriedade dos meios de produção – capital. Após a revolução burguesa (Inglaterra,