ideologias politicas
1- Conceito de Ideologia
Nessa parte, Sell comenta sobre o conceito operacional dado à categoria Ideologia que segue duas vertentes: falsas idéias (sentido negativo) e projeto político (sentido positivo). Karl Marx é quem usa de forma mais acentuada o sentido negativo, para ele a ideologia é um conjunto de falsas representações que tem como objetivo difundir os interesses das classes dominantes, ou seja, é mais um instrumento de domínio da classe dominante.
E para citar o sentido positivo, cita Bobbio, que conceitua ideologia como conjunto de idéias e de valores que contém ligação à ordem pública e tendo como função orientar os comportamentos políticos coletivos. Com esse sentido, a ideologia pode ser vista como um conjunto de projetos políticos e cada ideologia possui determinada visão de como deve ser organizada a sociedade e qual deve ser a relação entre a sociedade e o Estado.
“As ideologias políticas estão sempre ligadas a grupos sociais, movimento e partidos políticos. Nesse caso, as ideologias serão sempre as orientações que estes diversos atores procuram dar à sua ação política na sociedade”. (p.53)
2. Os Ideais Políticos da Primeira Modernidade
Segundo Sell, as três ideologias que mais se destacaram na primeira modernidade são: liberalismo, socialismo e social-democracia, as quais estão ligadas à expansão da Revolução Industrial e do capitalismo.
Liberalismo seria uma ideologia de direita, com o modelo de economia do capitalismo de livre mercado e com um Estado mínimo. Já o socialismo, seria de esquerda, visando a substituição do capitalismo pelo comunismo, e defendendo um Estado