Qual a Postura do Pedagogo Diante das Deficiências
O pedagogo intervém colaborativamente nas ações realizadas no contexto escolar, dentro e fora da sala de aula, contribuindo para tornar a escola um ambiente democrático e difusor de uma educação de qualidade. O pedagogo é mobilizar e definir o trabalho pedagógico para caminhar no sentido de efetivar uma educação de qualidade que valorize todos os alunos, independentemente de suas características.
Cabe ressaltar que, tendo em vista o processo de inclusão, o papel do pedagogo, enquanto um dos gestores da escola, é o de favorecer e coordenar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que interfiram tanto na docência, quanto na promoção de medidas de acessibilidade, facilitando a participação democrática e o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Na busca da melhoria do trabalho pedagógico, é pertinente que o pedagogo considere a inclusão como uma ação consciente da escola, desenvolvida a partir de práticas que vão além da obrigatoriedade, que conduz à inclusão a qualquer custo, sem alterações estruturais e pedagógicas que avancem para uma proposta efetivamente inclusiva.
É importante que o professor esteja atento ao nível de desenvolvimento cognitivo de seus alunos, pois numa sala de aula, a grande diversificação de nível maturacional e de resposta do aluno a uma nova realidade que vai exigir cada vez mais comprometimento de sua parte com as atividades intelectuais sistematizadas e intencionais. Logo, é relevante que nós educadores estejamos atentos aos comportamentos de nossas crianças principalmente na fase inicial bem como em sua forma de raciocinar e expressar seus desejos, fantasias, os seus sentimentos, e toda a sua reação diante das novas situações propostas. E ao proporcionarmos um ambiente estimulante intencionalmente promovemos situações de aprendizagem, surgimento de novos comportamentos, ou aprimoramento de outros, ou ainda, a eliminação ou diminuição de comportamentos indesejáveis. O processo de