Pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A inclusão se faz no dia a dia a partir do compromisso e das experiências de cada professor. A educação inclusiva desafia professores, levando-os refletir sobre o exercício da docência e a buscar formação e estratégias que permitam ações direcionadas aos seus alunos.
A discussão sobre inclusão nas escolas tem sido um tema muito polêmico e ao mesmo tempo importante para a construção de uma escola democrática e para a construção de uma sociedade menos excludente. Este debate, tão importante nos dias atuais precisa realizar-se de forma coletiva e ter objetivos claros e concretos que vissem encontrar alternativas viáveis para os impasses e expectativas da comunidade escolar. Sendo assim, é preciso contar com a participação de todos os profissionais envolvidos na escola, alunos, pais, gestores, professores, etc.. Diante deste contexto senti-me instigada a aprofundar na temática de forma a descobrir de que forma o pedagogo pode contribui frente ao paradigma da inclusão.
Assim, o objetivo gral desta pesquisa é refletir sobre o papel do pedagogo frente à inclusão escolar e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos encontram-se:
- Investigar as práticas inclusivas utilizadas pelo pedagogo na escola
- Descrever quais as maiores dificuldades encontradas pelo pedagogo frente ao paradigma da inclusão.
O trabalho iniciará com uma abordagem sobre a inclusão no contexto escolar e seus desafios, assim como os principais obstáculos encontrados na efetivação da inclusão, bem como o papel do pedagogo frente a este processo.
Acredita-se que a escola precisa assumir seu compromisso político junto à sua comunidade. Portanto, pensar criticamente a escola é ter consciência de que ela é o espaço da socialização do conhecimento, considerado como um processo de construção permanente da humanidade,