Resumo Trab
Desde épocas bem remotas o petróleo vem sendo utilizado pelo homem. No entanto, foi apenas no século XIX, que o petróleo teve seu marco na indústria moderna. No Brasil, a sua descoberta só ocorreu em 1939, quando o primeiro poço de petróleo foi encontrado no bairro de Lobato. Em 1953, é criada a empresa estatal “Petróleo Brasileiro S.A.”, conhecida como Petrobras.
Com o passar do tempo, o Brasil passou a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultra profundas e em 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de um novo campo de exploração petrolífero na chamada “Camada Pré-Sal”, que está localizada ao longo de 800 quilômetros da costa brasileira onde se estima que estejam guardados cerca de 80 bilhões de barris de petróleo e gás, sendo um óleo bem mais puro.
O Pré-sal é uma sequência de rochas sedimentares formadas há mais de 100 milhões de anos no espaço geográfico criado pela separação do antigo continente Gondwana. Essas reservas de petróleo são encontradas a sete mil metros de profundidade e apresentam imensos poços de petróleo em excelente estado de conservação. A descoberta do pré-sal, apesar de apresentar desafios para sua exploração, abriu a possibilidade real do Brasil de se transformar, num futuro não muito distante, numa das grandes potências petrolíferas mundiais.
Atualmente, as grandes potências petrolíferas são os países pertencentes a Opep, que dominam 72,6% das reservas mundiais de petróleo e estão também entre os maiores produtores de petróleo do mundo.
Em relação ao Brasil, a produção de petróleo é realizada em dez bacias petrolíferas, das quais a Bacia de Campos,