TRAB 2 RESUMO
- Consciência do outro: exige atenção. Através dela alcança-se a dimensão da alteridade, que se manifesta através dos processos de escutar, absorver, reformular, rever, renovar.
- Consciência critica: depende do crescimento dessas duas dimensões da consciência. Se apenas um deles se desenvolve, há um abalo no desenvolvimento da consciência critica. - Consciência mítica: refere-se às narrativas e ritos tradicionais, integrantes da cultura de um povo, principalmente entre as populações primitivas e antigas, que utilizam elementos simbólicos para explicar a realidade e dar sentido à vida humana. O mito narra como, graças às façanhas dos entes sobrenaturais, uma realidade passou a existir. - Consciência religiosa: Historicamente conviveu e debateu com a razão filosófica e cientifica. Sua diferença em relação a esses saberes está na crença em verdades reveladas pela fé religiosa enquanto a filosofia e a ciência se apoiam, sobretudo, na razão para alcançar o conhecimento.
- Consciência Intuitiva: Aristóteles se referia à intuição intelectual como conhecimento imediato de algo universalmente válido e evidente, que, posteriormente, poderia ser demonstrado através de argumentos. Já a intuição sensível seria um conhecimento imediato restrito ao contexto das experiências individuais. São aquelas leituras de mundo guiadas pelo conjunto de experiências de cada indivíduo.
- Consciência Racional: Hegel considera que há três grandes formas de compreensão do mundo, que seriam a religião, a arte e a filosofia. A religião apreende o mundo pela fé, a arte o faz predominantemente pela intuição, e a filosofia, pelo conhecimento racional. A consciência racional