Qual a missão da igeja na sociedade atual
Resumo
Apresenta considerações sobre ética na vivência pastoral, em busca de mais compreensão a respeito dos relacionamentos entre pastores e pastoras, bem como sobre a Igreja Metodista e sua realidade contextualizada de forma saudável e salugênica. Considera o estabelecimento de relações harmoniosas por meio de maturidade espiritual e psicológica a partir de um eixo comum, a santidade resultante da integralidade do corpo pastoral. Trata da dimensão ética do sagrado e da liberdade individual com disciplina e amor.
Palavras-chave
Confidencialidade, conflito, ética, sagrado, sentimento.
Josias Pereira: Mestre em Psicologia da Saúde, pastor com formação em teologia, professor da Faculdade de Teologia da Umesp desde 1986.
Introdução
Ao abordamos o tema Ética na vivência pastoral, convidamos os pastores e as pastoras a refletirem sobre a realidade do nosso ministério em seu contexto atual, especificamente na Igreja Metodista. Entendemos que qualquer discussão fora do contexto da Igreja Metodista como é e como está, não passa de discurso estéril, vazio e evasivo.
O tema, extremamente necessário e urgente, é fascinante; porém, complicado e sinuoso. Vale a pena discuti-lo e palmilhar por suas sendas. A proposta consiste em confrontarmos nossa realidade para podermos crescer em amor e graça.
Que Deus se faça presente em nós e entre nós, eis a oração que, com fervor, dirigimos ao Senhor Jesus Cristo.
A Igreja em que vivemos
Somos pastores e pastoras vivendo numa igreja muito interessante em razão de suas características; mas, por isso mesmo, apresenta aspectos que complicam e é um tanto dispersa. É concebida como uma igreja pluralista na qual, naturalmente,