Qual a definição de Processos
Processo pode ser entendido como o ambiente em que um programa é executado que contempla o espaço em memória, o tempo alocado para execução, os recursos que utilizará e com quais privilégios ele será executado no processador. Basicamente, pode ser entendido como um programa em execução. Em um ambiente multiprogramável, mais um um processo pode estar em execução simultaneamente, ou até mesmo ser executado simultaneamente por mais de um processador (processamento paralelo)
O processo é formado por três partes (contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento). A combinação dessas partes reúnem todas as informações necessárias para sua execução.
Embora se tenha a impressão de que o usuário tenha todo o processamento sob o seu controle, o Sistema Operacional executa diversos processos simultaneamente, independentemente da vontade do usuário. Isso quer dizer que o Sistema Operacional divide os recursos entre os diversos processos que estão em execução, de forma que o Sistema
Operacional alterna a execução desses diversos processos.
O contexto de hardware é o que permite que um processo seja interrompido, salvando as informações dos registradores do processo e possa ser retomado posteriormente, a partir das definições do Sistema Operacional.
O contexto de software é o responsável por gerenciar informações de características e limites de recursos que podem ser alocados pelo processo (máximo de arquivos abertos de forma simultânea, tamanho de buffer de dispositivos de Entrada e Saída, Prioridades de excecução).
É composto por 3 grandes grupo de informações do processo: identificação (ID do processo, usuário ou processo que o criou) quotas (limites de recurso como arquivos abertos simultaneamente, tamanho da memória primária e secundária, número máximo de processos, etc.) e privilégios (prioridades de execução, criação de outros processos, modificação de parâmetros de configuração do sistema)
O espaço de endereçamento