qual educação escolar eu quero e vou trabalhar?
Paradigmas educacionais: Como sabemos, paradigma é a representação de um padrão a ser seguido e devido á constante transformação em que vivemos a educação também tem seus paradigmas modernizados. O professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem é responsável pela sua própria atualização para que a seleção de conteúdos seja pertinente ao grupo de estudantes de determinado assunto ou tema para desenvolver a atividade. Para isso, precisa conhecer seu público e adequar seu conteúdo à realidade e ao convívio social de cada turma ou classe, podendo valer-se de instrumentos e recursos modernos para atingir seu objetivo. A escola também é uma instituição em constante desenvolvimento. No momento em que faz parte de uma determinada comunidade de pais, alunos e professores, deve desenvolver o espírito crítico e a autoestima de cada aluno, uma vez que os alunos encontrarão fora da escola um ambiente de competição e de valores diferentes dos seus.
As possibilidades tecnológicas hoje existentes disponibilizam diferentes alternativas e concepções pedagógicas, isto vem permitindo aos alunos, embarcarem em viagens no tempo e no espaço através de estações multimídia. Assim, eles veem e manipulam informações, tornando o processo educativo mais divertido e interativo.
Em resumo podemos dizer que a tecnologia é hoje essencial por nos permitir fazer coisas que há pouco tempo atrás não seria possível, portanto nós, profissionais da educação, devemos nos atualizar sempre, procurando estar de acordo com a comunidade escolar.
Formação de professores: A formação que os professores recebem nas universidades, frequentemente não é a que mais bem prepara para a vida real, o que faz a diferença na formação de um professor é que ela seja contínua e acompanhe a prática. A formação continuada do profissional da educação faz com que tudo que aprendemos nas faculdades faça sentido proporcionando uma interação entre a