Quais os objetivos do Assistente Social
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO ASSISTENTE SOCIAL?
Desencadear dinâmicas que levem a participação das populações na defesa e dinamização de melhores condições sócias.
Trabalhar com as pessoas na formulação, implementação e defesa de politicas coerentes com os princípios éticos da profissão.
Defender mudanças nos condicionalismos estruturais relacionados com a exclusão e marginalidade social.
Desencadear procedimentos de proteção de pessoas que pela sua condição ou situação de risco não estão capazes de fazer por si próprias.
O assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça Social.
O Trabalho Social, nas suas diversas vertentes, abrange as múltiplas e complexas inter-relações que se estabelecem entre as pessoas e o meio que as envolve. A sua missão é ajudar as pessoas a desenvolverem todas as suas potencialidades, a enriquecerem as suas vidas e a prevenir as disfunções. Desta forma, os profissionais do trabalho social são agentes de mudança na sociedade e também na vida dos indivíduos, família e comunidades a quem o seu trabalho se dirige. Ao trabalho social está subjacente um conjunto articulado de valores, de teorias e de práticas.
Como campos de atuação profissional podem ser citados equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.