objetivos do trabalho do assistente social
O assistente social é um profissional capacitado mediante curso de graduação em Serviço Social, que tem como objetivo de trabalho assegurar direitos sociais aos cidadãos e comprometer-se com uma sociedade justa e igualitária, contrário a toda forma de preconceito e autoritarismo.
Desta forma o profissional de serviço social compromete-se com a ampliação e consolidação da cidadania, a defesa intransigente dos direitos humanos, o reconhecimento da liberdade como valor ético central, e demais princípios inerentes à profissão. Os objetivos do trabalho do assistente social visam ainda, amenizar os conflitos existentes entre capital e trabalho, buscando soluções de enfretamento para as diversas expressões da “questão social” que se apresentam no cenário societário.
No entanto, para que estes objetivos sejam alcançados o assistente social precisa se nortear pelos princípios expostos no código de ética dos assistentes sociais, e utilizar de seus conhecimentos teórico-metodologico, técnico-operativos e ético-político para direcionar suas ações, tornando-se desta maneira um profissional crítico, criativo, comprometido e compromissado.
A definição mundial de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) foi o tema de mais um evento promovido pelo CFESS. Nos dias 8 e 9 de março/2012, o Conselho Federal reuniu, no Rio de Janeiro (RJ), representantes de 8 (oito) países, além de assistentes sociais e estudantes brasileiros/as, representando os CRESS, a ABEPSS e a ENESSO.
O exercício da profissão de assistente social ou trabalhador social promove a mudança social, a resolução de problemas no contexto das relações humanas e a capacidade e empenhamento das pessoas na melhoria do "bem-estar". Aplicando teorias de comportamento humano e dos sistemas sociais, o trabalho social focaliza a sua intervenção no relacionamento das pessoas com o meio que as rodeia. Os princípios de direitos humanos e