Quais são os objetivos do trabalho do Assistente Social? (Pensar e refletir de forma sistematizada).
Ao longo de sua história, o Serviço Social tem conseguido forjar um conjunto de procedimentos de registro e avaliação de suas atividades, desde relatos de suas abordagens individuais ou grupais até reuniões de equipe, se ocupando de produzir informações e organizar processos em que a sua prática pudesse ser objeto de reflexão.
O assistente social atua no campo das necessidades sociais, que se transformaram, ao longo da história, em dimensões da questão social, tais como se manifestaram na sociedade capitalista, como expressões das desigualdades econômicas, políticas, culturais e sociais. Nesse sentido, atingiram “visceralmente a vida dos sujeitos numa ‘luta aberta e surda pela cidadania’ (Ianni, 1992), no embate pelo respeito aos direitos civis, sociais e políticos e aos direitos humanos” (Iamamoto, 2005, p.19).
A natureza do trabalho do assistente social é marcada pela sua inserção nas instituições prestadoras de serviços sociais, vinculados às políticas sociais, onde se volta à regulação das relações sociais e não diretamente à produção material.
Faz parte dos objetivos desta produção, situar o significado sócio-histórico do instrumental técnico-operativo do Serviço Social, pela adoção de uma perspectiva analítica, histórica e teórica, que permita apreendê-lo na sua condição de parte da intervenção do Serviço Social nas relações sociais e não como um arsenal de instrumentos e técnicas aplicáveis de forma padronizada.
A sistematização tem como ponto de partida a busca de referenciais teórico-metodológicos, que orientarão o estudo das