TG Valeria
Aluno(s):
Valéria Carvalho da Silva Magalhães RA 1219307
POLO CEILÂNDIA
2013
Questão discursiva TG (Trabalho em Grupo)
Serviço Social - 2º Bimestre
Prof. José Junior
Quais são os objetivos do trabalho do assistente social? (Pensar e refletir de forma sistematizada).
O Trabalho Social tende a lançar o seu foco de intervenção sobre os problemas das pessoas dentro do seu contexto ambiental, equacionando intervenções sistémicas e ecológicas. Isto, porque os indivíduos são influenciados pelas forças e fraquezas de tudo o que orbita em seu torno: família, local de trabalho, grupos de referência e outros, com o objetivo de:
- Facilitar a inclusão de grupos sociais excluídos, marginalizados, vulneráveis ou em risco;
- Promover o bem-estar e solucionar problemas, intervindo com indivíduos, famílias, grupos e comunidades;
- Desencadear dinâmicas que levem à participação das populações na defesa e dinamização de melhores condições sociais;
- Trabalhar com as pessoas na formulação, implementação e defesa de políticas coerentes com os princípios éticos da profissão,
- Defender com e para as pessoas, mudanças nos condicionalismos estruturais relacionados com a exclusão e marginalidade social,
- Desencadear procedimentos de proteção de pessoas, que pela sua condição ou situação de risco, não estão capazes de fazer por si próprias. Os instrumentos são construídos de acordo com as finalidades e o modo de pensar e agir do profissional. Para Santos (2006), há uma especificidade no uso dos instrumentos pelo Serviço Social, a qual precisa ser definida, pensada e trabalhada pelo conjunto da categoria profissional. E ela envolve objetivos, princípios, objetos, demandas e direção social.
A instrumentalidade significa o conteúdo que antecede a escolha dos instrumentos e técnicas e responde as seguintes questões:
O que fazer?
Onde fazer?
Por que fazer?
Para que fazer?