TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia,supressão de direitos constitucionais, censura perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. Casa fora do eixo minas
O que é Ditadura ?
A redemocratização e a campanha pelas Diretas Já
Ditadura é a designação dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário.
A
crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista.
O
regime militar brasileiro inspirou o modelo de outros regimes militares e ditaduras por toda a América Latina, sistematizando a "Doutrina de
Segurança Nacional", que justificava ações militares como forma de proteger o "interesse da segurança nacional" em tempos de crise.
Os
militares tomam o poder. Em
9 de abril, é decretado o Ato
Institucional Número 1 (AI-1).
Este cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos. Lembre-se que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.
A
Redemocratização e a Campanha pelas
Diretas Já
Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A