esponja
. Grupos sanguíneos
1. Um homem ‘Rh+’ casou-se com uma mulher ‘Rh-‘. Seu primeiro filho foi normal, e o segundo teve a eritroblastose fetal. Pergunta-se;
a) Que explicação genética poderia ser oferecida?
b) Que previsão poderia ser feita em relação aos futuros filhos deste casal?
2. Um homem ‘AB+’ casado com uma mulher ‘O-‘. Quanto ao grupo sanguíneo dos filhos, Perguntase:
a. Quais os possíveis fenótipos e genótipos
b. Probabilidades fenotípica e genotípica
3. Qual a probabilidade do casal da questão 2, ter 5 crianças, sendo 2 filhos do grupo ‘A’ e ‘Rh+’, e 3 filhas do grupo ‘B’ e ‘Rh-‘?
4. A mãe pertencendo ao grupo ‘A’, a criança ‘AB’; um possível pai pertencente ao grupo ‘A’ e o outro ao grupo ‘B’. Qual o verdadeiro pai da criança?
5. Uma mulher, ao receber sangue tipo ‘A’ produziu anticorpos. Sabendo que ela teve um filho com sangue tipo ‘AB’ e apresentou incompatibilidade sanguínea. Pergunta-se:
a. Qual o genótipo e fenótipo sangüíneo da mulher em questão?
b. Qual a probabilidade da mulher em questão, ter um filho ‘O’ e com a respectiva incompatibilidade sanguínea em questão?
c. Qual a probabilidade da mulher em questão, ter um filho ‘O’ e sem a respectiva incompatibilidade sanguínea em questão?
6. Explique as expressões “doador universal” e “receptor universal”.
7. Dois casais afirmam que uma determinada criança, achada pela policia, é seu filho desaparecido. Os resultados dos testes para os grupos sanguíneos foram:
Criança: O; RhCasal 1 Homem: AB; Rh+
Mulher: O; RhCasal 2: Homem: B; Rh+
Mulher: A; Rh+
Explique como esses resultados excluem ou não a possibilidade de a criança ser o filho desaparecido do casal 1 ou do casal 2.