esponjas
Faça uma pergunta
Início do Yahoo Respostas
Notificações
Minhas atividades
Categorias
Regras da Comunidade
Enviar comentário
Ajuda
Outros sites
Yahoo
Novidades
Finanças
Esportes
Mais
Exibir versão para computador
Privacidade e Termos
© 2014 Yahoo! Inc
as caracteristicas básicas dos poríferos?
3 Respostas • Biologia
Melhor resposta (Escolhida pelo eleitor)
Os poríferos não formam tecidos verdadeiros, não apresentando, portanto, órgãos e sistemas. Suas células são relativamente independentes. Assemelham-se a protozoários coloniais flagelados (Proterospongia), por possuirem células flageladas para a nutriçao. Nesta seção, são citados os principais tipos celulares, embora cada um deles seja abordado em histologia.
Morfologicamente, de uma maneira bem simples, podemos identificar as esponjas como sendo uma estrutura tubular, com numerosos poros inalantes e um grande poro exalante. A cavidade central é denominada esponciocela ou cavidade atrial.
Revestimento e proteção
Possuem um epitélio simples pavimentoso, formado por células achatadas, os pinacócitos. No epitélio localizam-se células tubulares, os porócitos. Em última análise, analisando o tipo áscon, os porócitos constituem os próprios poros das esponjas. Ao redor dos poros inalantes, ou óstios, figuram células especiais, longas e contrácteis, os miócitos; algumas esponjas apresentam miócitos também ao redor do ósculo - a grande abertura exalante. Essas células contrácteis formas enfícteres ao redor dos poros, promovendo um lento movimente de abertura e fechamento. As espículas, além de sustentarem o corpo do animal, podem ser consideradas como um fator de proteção.
Sustentação e locomoção
Possuem endoesqueleto de espículas cristalinas, de uma rede de espongina (uma escleroproteína), de ambos e raramente ausente. As espículas podem ser de origem calcárea ou silicosa. As esponjas são sésseis (embora a larva ciliada seja livre-nadante), vivendo sobre rochas,