Caracteristica das esponjas
As esponjas são exclusivamente aquáticas, sendo a grande maioria habitante dos mares. São sempre imóveis e fixas no substrato, quando adultas.
Uma esponja simples apresenta a forma de vaso, com a base aderida ao substrato, tendo, no lado oposto a ela, um grande orifício denominado ósculo. A parede do corpo da esponja delimita uma cavidade central, a espongiocele ou átrio, que se coloca em contato com o meio exterior através do ósculo.
Classificação
Regeneração (a perda acidental de partes ou mesmo a separação artificial de uma esponja, leva a sua regeneração
Brotamento (muito comum nas esponjas marinhas)
Gemulação (mais comum nas esponjas de água doce)
Caracteristica específica
Sícon
Observada externamente, apresenta-se como uma urna alongada, fixada pela extremidade superior, circundado por uma coroa de espículas longas e afiliadas. A superfície do corpo possui numerosas elevações ou papilas, das quais saem pequenas espículas. Entre as papilas aparecem os poros.
Cortada longitudinalmente, apresenta a parede do corpo espessa e com uma série de dobras, formando curtos canais horizontais. Distinguimos dois tipos de canais: inalantes e exalantes. Os primeiros abrem-se na superfície externa e terminam em fundo cego. Os canais exalantes, são internos e desembocam no átrio.
A superfície externa e os canais inalantes são revestidos pela camada dermal, formada por pinacócitos, ficando os coanócitos limitados aos canais exalantes. O mesênquima gelatinoso é bem mais desenvolvido do que no áscon, contém amebócitos e espículas.
A importância aos interesses humanos
Importância para o homem
Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos. Servem de alimento para muitas