CÁLCULO DE RESCISÃO
A principal técnica de simulação, testes da dianamica em grupo é o psicodrama, que se fundamenta na teoria geral de papéis: cada pessoa põe em ação os papéis que lhe são mais característicos sob forma de comportamento, seja isoladamente, seja em interação com outra ou outras pessoas.
As técnicas tradicionais de seleção precisam aguardar sua confirmação ou não a partir de algum tempo de desempenho no cargo, pois elas não pesquisam o comportamento real dos candidatos e suas interações com pessoas, situações e desafios durante o processo de seleção, o candidato normalmente expressa o papel de candidato, e nem sempre se apresenta como realmente é.
As técnicas de simulação são usadas como um complemento do diagnóstico: além dos resultados das entrevistas e dos testes psicológicos, o candidato é submetido a uma situação de dramatização de algum evento relacionado ao papel que irá desempenhar na organização, fornecendo uma visão mais realista acerca de seu comportamento no futuro.
Esta situação de dramatização pode ser a representação de um jogo, a defesa (ou ataque) a uma situação proposta, a discussão de algum tema polêmico, ou mesmo confecção e comercialização de algum objeto, produto ou serviço imaginários.
A partir do momento que os relacionamentos interpessoais passaram a representar vantagem competitiva, as empresas passaram a valorizar também a realização deste tipo de técnica, por permitir de uma forma de certa forma lúdica, a peorcepção pelos avaliadores as características humanas e o potencial de desenvolvimento revelados pelos candidatos. Etapas da dinâmica em grupo
Em geral, a dinâmica de grupo no processo seletivo tem quatro etapas. A primeira é a de apresentação, onde o psicólogo se apresenta, faz uma breve descrição sobre a empresa e também fala sobre o cargo disponível. A segunda é a das perguntas, a qual é solicitado que todos os candidatos forneçam algumas informações ao seu