Poríferos
1. Ao rever o que aprenderam sobre esponjas, dois estudantes discordaram em um ponto importante: um deles afirmava que elas são diferentes de todos os outros animais porque não se deslocam, e o outro dizia que não, que deveria ser outra a característica que as diferencia dos outros animais. Qual dos dois estudantes está certo? Justifique sua posição.
O segundo estudante está certo, pois a característica que diferencia as esponjas dos outros animais e as inclui no grupo dos parazoários (do qual elas são o único representante) é a ausência de tecidos verdadeiros.
2. Em uma esponja, animal séssil, a presença dos poros e dos coanócitos, com seus flagelos que promovem correntes de água, é fundamental para a alimentação. Explique a relação entre a imobilidade da esponja e a importância dos poros e coanócitos.
Como a esponja é imóvel, os poros e coanócitos são importantes, pois permitem a filtração da água, processo através do qual obtém seu alimento.
3. Embora as esponjas sejam sésseis, suas larvas são móveis, deslocando-se por algum tempo, antes de se fixarem. Que vantagem isso proporciona ao grupo?
A vantagem que isso proporciona para as esponjas é a possibilidade de elas se dispersarem por locais diferentes, além de diminuir a concentração excessiva de esponjas em um mesmo lugar, o que aumentaria relativamente a competição por alimento e espaço.
Refletindo e concluindo
1. (UFPI) Assinale as características que tornam os organismos do filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais.
a) Não podem se reproduzir.
b) As formas adultas são sésseis.
c) Não respondem a estímulos externos.
d) Alimentam-se através de mecanismos de filtração.
e) Suas células não são organizadas em tecidos.
Resposta: alternativa e
2. (UFSC) O filo Porifera é representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos desses animais.
(01) A representa um tipo de reprodução