Poríferos
Também conhecidos como esponjas — ou espongiários —, são animais com o corpo cheio de poros, originários da forma como suas células são organizadas.
Surgiram a cerca de 1 bilhão de anos atrás, e se acredita que sejam originados de seres unicelulares e heterotróficos, que se agruparam em colônias.
Os poríferos não têm tecidos bem definidos, não possuem órgãos e nem sistemas. São seres aquáticos, a maioria do mar, entretanto, algumas espécies vivem em água doce. Se alimentam de restos orgânicos, ou até mesmo de microrganismos da água. Porém, servem de alimento para: ouriços-do-mar, tartarugas, peixes, moluscos e estrelas-do-mar.
Sua estrutura interna é uma célula chamada coanócito. Eles possuem flagelos longos, que causam a movimentação da água, garantindo a alimentação, excreção e respiração da esponja.
Os poríferos fazem a reprodução assexuada e sexuada. Essa primeira ocorre ao se formar brotos no espongiário, que podem se separar do corpo e forma outro porífero.
Já a segunda acontece com a união dos gametas feminino (óvulo) e masculino (esperma). Com a fecundação forma-se um zigoto — ou célula-ovo —, que ao se desenvolver forma uma larva. Esta sai do corpo da esponja, nada e se gruda em uma rocha, por exemplo. Nela a larva se desenvolve e forma um novo porífero.
Os espongiários são seres filtradores — já que filtram a água, retirando dela não apenas alimento, mas gás oxigênio. Após isso, a água com restos de seu metabolismo é eliminada para o ambiente por uma abertura chamada ósculo. Os poríferos ou Porifera (do latim porus, poro + phoros, portador de poros) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas1 .
As esponjas modernas são predominantemente marinhas, existindo algumas de água doce. Seu habitat varia desde a zona costeira até profundidades de mais de 6000 metros. São encontradas no mundo inteiro, desde as