OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
TRABALHO EM GRUPO – TG
Alunos:
Gilda Lino de Amorim – RA 1402857
Ingridi Andreia da Silva Oliveira – RA 1407234
Jamile Santos Dias – RA 1403690
Karine Gonçalves Costa – RA 1410442
Maria José dos Anjos Riguetti – RA 1403759
Polo: Aracruz/Coqueiral – ES
07/04/2014
Introdução:
Em 1930 iniciou o processo de industrialização e urbanização, na mesma época surgiu o serviço social com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país.
O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957com a Lei 3252. A profissão conservou um través conservador, de controle da classe trabalhadora, desde seu aparecimento até a década de 1970, no final dessa década a classe lutou contra a ditadura e pelo acesso a melhores qualidades de vida.
O Serviço Social experimentou nos anos de 1980 novas influencias, a partir de então, a profissão vem recusar seu histórico de tradicionalismo e garante um projeto profissional empenhado com a democracia e com a promoção universal aos direitos sociais, civis e políticos.
Desenvolvimento Proposto:
O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
Trata-se, na verdade, de um esforço crítico, de natureza teórica, sobre a condução da atividade profissional, constituindo-se como um esforço problematizador sobre suas diferentes dimensões em relação às expressões cotidianas da realidade social, mediatizadas pelas políticas sociais, pelos movimentos sociais, pela forma de organização do trabalho coletivo