• Quais mudanças a analise científica do comportamento ocasionam na nossa percepção sobre o ser humano?
O primeiro contato com o que a ciência diz sobre o comportamento humano é muito chocante, isso porque, todas as pessoas se acham capazes de analisar o comportamento e apontar as razões para tal, e a ciência vai contra a tudo aquilo que foi doutrinado durante todos os anos de vida fazendo uma grande confusão na cabeça das pessoas comuns, surgindo assim a seguinte dúvida “então tudo que eu sabia não existe?”.
E basicamente a resposta é sim. A ciência apresenta de uma forma completamente diferente aquilo que conhecemos como sentimentos, nos diz que tudo não passa de um mero conjunto de comportamentos que se dá como uma reação à determinada situação, e que as pessoas nomeiam de amor, felicidade, medo, e por ai vai. Em meio a tantas descobertas começamos a perceber também a facilidade na indução do ser humano a comportamentos pretendidos, e que mesmo depois de determinada idade podemos ser induzidos a vários sentimentos como do medo por exemplo. Depois da analise científica fica ainda mais claro a fragilidade humana diante das situações, e assim como fomos doutrinados durante a vida inteira a dar nomes aos comportamentos podemos ser para qualquer outra coisa.
A ciência traz a possibilidade de entendermos os comportamentos, mudando a forma de analisar as situações, não tendo mais o julgamento precipitado e vago que nunca explica nada, substituindo esse por uma analise mais detalhada e baseada em informações anteriores, podendo assim dar uma opinião válida. E principalmente abre as portas para sair do senso comum e apontar as reais causas das coisas, e não simplesmente dizer que as pessoas nascem com determinado tipo de comportamentos, já que os comportamentos são adquiridos ao longo da vida sejam eles condicionados ou não.