Relatório
UNICAMP – FACULDADE DE TECNOLOGIA – FT
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DES. SUSTENTÁVEL
Visita Técnica SANASA
Estação de Tratamento de Esgoto - Piçarrão
Limeira/SP 03/03/12
Aluno:
Prof. Renato Roceto
Limeira-SP
24 de março de 2012
INTRODUÇÃO
Visita técnica SANASA, estação de tratamento de efluente Piçarrão, Pq. Santa Barbara – Campinas.
Visita orientada pelo professor Renato Roceto, aulas do curso de especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, FT UNICAMP, com a coordenação da Prof.Dra. Maria Ap. de Carvalho de Medeiros .
Ao chegarmos na estação fomos recebidos pelo prof. Renato que nos orientou durante toda a visita e nos mostrou todas as etapas o tratamento.
A estação tem capacidade de tratar o esgoto e 200 mil pessoas por dia,em uma extensão de 20 km, na região sul de campinas, recebe também o chorume do aterro sanitário e aproximadamente 100 caminhões esgota foça.
OBJETIVO
O objetivo desta visita foi conhecer a SANASA de Campinas, Estação de Tratamento de Efluente, PIÇARRÃO, e receber informações de como é feito o tratamento de efluente desde o momento de sua chegada na estação até o momento de descarte no rio, com os teores de produtos químicos exatos para que não cheguem a causar danos a saúde publica e nem a vida aquática.
FUNCIONAMNETO DA ESTAÇÃO
O esgoto domestico chega por uma tubulação de 1,20 de diâmetro, que ao chegar tem 2 canais onde possui um cesto de retenção de resíduos:
GRADEAMENTO – onde faz a retenção inicial de sólidos com uma grade de 4cm de diâmetro, neste local a limpeza é feita duas vezes por dia, e o esgoto passa para o poço de sucção com 10m de profundidade com bombas que mandam o efluente para:
GRADEAMENTO FINO – o efluente após passar pela casa de bombas vem para este gradeamento que tem sérios problemas devido as pedras que travam o gradeamento.
CAIXA DE AREIA - Chega aproximadamente 5m³ de areia