quadro natural da america
Geomorfologia
Relevo
É o conjunto de formas que constituem a superfície rochosa da Terra, destacando os planaltos, as depressões as planícies e as montanhas.
De norte a sul, o continente americano apresenta três grandes unidades de relevo: a oeste, dobramentos modernos, da era terciária, abalos de vulcanismos.
Montanhas jovens
São dobramentos modernos que se estendem do Alasca á Terrado Fogo ( Chile e Argentina ), acompanhando o litoral do Pacífico. Onde encontramos:
América do Norte
Montanhas Rochosas: Formação montanhosa interiorana.
Identificamos no México as seguintes formações montanhas: a oeste, a Sierra Madre Ocidental e a leste a Sierra Madre Oriental, entre elas o Planalto Central Mexicano.
América Central
Na porção ístmica da América Central, encontramos uma formação de montanhas jovens, que constituem a continuação das Sierras Madres mexicanas, estendendo-se até a América do Sul, onde começa a Cordilheira dos Andes.
América do Sul
A Cordilheira dos Andes, que se estende da Venezuela ao extremo sul do Chile, mostra-se mais instável geologicamente que as formações do norte e do centro do continente.
Formações planálticas antigas
Correspondem a montanhas velhas de estruturas geológicas cristalinas ou sedimentares, compostas em grandes parte, de terrenos metamórficos erodidos.
Na América do Norte , há o Escudo Canadense, de estrutura pré-cambriana, bastante desgastada.
Na porção oriental dos EUA, encontramos os Montes Apalaches ( Alegânis ), formando um linha de falha rica em carvão mineral e por onde correm rios de grande potencial hidrelétrico.
Planaltos das Guianas ou Planalto Residual Norte-Amazônico
Situa-se na fronteira do Brasil com as Guianas e a Venezuela.
Planalto Brasileiro
Ocupa a porção centro-oriental do Brasil. Sua base é cristalina, pré-cambriana, embora apresente maior parte de sua extensão.
Planalto da Patagônia
Ocupa a porção meridional da América do Sul (Argentina) e apresenta