QUADRO HGRS
Roberto Santos (HGRS)
ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA
1 OBJETIVO DO ESTÁGIO
Contribuir para a formação acadêmica do estudante no que concerne aos conhecimentos e práticas da Fisioterapia Neurofuncional, bem como aproximá-lo da realidade do SUS ensejando o estabelecimento do compromisso ético-político com a melhora da qualidade do atendimento, especificamente, direcionado aos pacientes neurológicos do HGRS.
2 NÚMERO DE VAGAS/ÁREA/TURNOS
Número de Vagas
Área
Turno
04
Fisioterapia Neurofuncional
Matutino
04
Fisioterapia Neurofuncional
Vespertino
3 CRITÉRIOS PARA RECRUTAMENTO DOS ESTUDANTES
O estudante já deverá ter cursado as disciplinas Clínica Neurológica e
Fisioterapia Aplicada ou disciplinas com conteúdo equivalente às mencionadas. O estudante deverá ter 20 horas semanais disponíveis pela manhã ou pela tarde. O estágio terá duração mínima de 06 (seis) meses e máxima de 12 (doze) meses ou 1 (ano), sendo facultado ao HGRS suspender, a qualquer momento, o vínculo com o estagiário, caso este descumpra as normas institucionais. 4 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
As atividades práticas ocorrerão através de um estágio supervisionado. Neste, serão realizados atendimentos a pacientes neurológicos da enfermaria com supervisão e participação do preceptor de estágio, que será um profissional de fisioterapia com capacitação para tal. O planejamento do atendimento incluindo a escolha das condutas deverá ser feito com orientação do preceptor, seguindo o
Protocolo de Mobilidade e a Escala de Funcionalidade do serviço. Serão adicionadas outras condutas, quando necessário, em especial para os pacientes com alterações respiratórias.
Durante os atendimentos será enfatizada pelo preceptor a importância da abordagem interdisciplinar, através de discussões de casos e ações conjuntas com outros profissionais da área de saúde.
Para
realização
destas
atividades
será
dado
um
curso
para
os