quadro de pensadores
Disciplina: História da Educação
PENSADORES:
JEAN JACQUES ROUSSEAU
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
Pensadores
Tendências
Contexto
Histórico
Idéias defendidas
Biografia resumida
“citação” mais significativa
Influência das idéias para a educação
Jean Jacques Rousseau
Tecnicista
Iluminismo surge em uma época de grande transformação tecnológica; no período que marca o fim da transição entre o feudalismo e o capitalismo, entre 1751 e 1780.
Transformar a sociedade garantindo a todos a liberdade de expressão e culto, fornecendo mecanismo de defesa contra a tirania.
Nasceu em Genebra, Suíça no dia 28 de junho de 1712. Sua mãe morreu no parto, tornou-se amante da baronesa da província francesa, converteu-se ao catolicismo por causa dela. Aos 30 anos em Paris casou-se com uma lavadeira e teve cinco filhos e entregou a doação. Ele acreditava na presença de Deus através da razão. Separação entre Igreja e Estado.
Morreu no interior da França no dia 02 de julho de 1778.
“O povo não deveria temer o governo – o governo é que deveria temer o seu povo.”
Função da educação era introduzir crianças na sociedade. Para ele educar não é educador para Deus, nem para a vida em sociedade, mas para se mesma.
Rousseau foi um dos que contribuiu e colaborou para a criação da enciclopédia.
Pestalozzi
Positivista: tendências pedagógicas tecnicista.
Parte da juventude de Pestalozzi foram gastos nas lutas políticas, mas em 1781, com a morte do seu amigo e político Bluntschli, abandonou o partido para dedicar-se à causa da educação.
Desejava uma educação integral que formasse o coração, a cabeça e as mãos.
Ele foi o pioneiro em propor a pedagogia como ciências. Três conceitos ligados à moralidade como finalidade da educação que são governo, instrução e disciplina.
Nasceu em Zurique em 12 de janeiro de 1746, órfão de pai aos cinco anos, tinha três irmãos. Morreu em 17 de fevereiro de 1827.