Gerenciamento de Processos: Windows Vs Linux
Neste post, mostraremos as diferenças entre o Windows e o Linux quanto ao gerenciamento de processos e suas maneiras diferente de acessá-lo.
O que é um processo?
Processo é uma instância de um programa em execução, não é um processo quando um programa está apenas localizado em um disco ou na memória, como um dado. Se dois usuários estiverem executando o mesmo programa simultaneamente, existirão dois processos separados.
Windows
O gerenciamento de processos no Windows é executado através da ferramenta gráfica "Gerenciador de Tarefas". Para acessá-lo há maneiras bem simples: Clicando com o botão direito do mouse na barra iniciar e selecionar a opção "Iniciar Gerenciador de Tarefas", ou pressionar as teclas Ctrl + Alt + Delete, ou pelo Iniciar -> Executar -> Digitar "taskmgr" e pressionar Enter.
Na aba "Aplicativos" podemos visualizar os aplicativos em execução de forma mais simples, ou seja, de forma mais prática para o usuário comum.
Na aba "Processos" podemos visualizar os processos propriamente ditos, com a diferença de não exibir apenas os aplicativos que estão instanciados pelo usuário como antes, e sim, todos os processos (contando com o sistema operacional). Ao clicar em um processo com o botão direito, podemos finalizar o processo, finalizar árvore de processos (finaliza tudo relacionado ao processo desejado) e definir a prioridade de execução do processo.
Na aba "Desempenho", podemos visualizar de forma detalhada a utilização da CPU, da memória RAM, o histórico do uso da CPU, da memória física, número de threads, processos utilizados no momento dentre outras opções, útil para identificar o motivo da máquina estar lenta.
Linux
No Linux há duas maneiras de realizar o gerenciamento de processos: Através de uma janela de terminal ou por forma gráfica.
Através da janela de terminal
Executar a seguinte sequência (distribuição Ubuntu): Ctrl + Alt + F5
Será exibida a seguinte tela: