Quadro comparativo
ARACI-BA 2012 DÉBORA CERQUEIRA FERREIRA DOS SANTOS JOCIARA DANTAS DOS SANTOS JOSÉ FERNANDO ALVES DOS SANTOS
LUSIVANIA BARRETO MATOS
MILENE MATOS DE SANTANA
Trabalho VAVS, solicitado pela FTC-EaD como pré-requisito parcial da disciplina Estágio Supervisionado no ensino fundamental, etapa 2, sob orientação da tutora, Delzuita de Santana, do curso de Licenciatura em Pedagogia.
CARTILHA
ARACI-BA
2012
CARTILHA
APRESENTAÇÃO
O texto apresenta algumas abordagens sobre a forma de avaliação escolar, a visão que os professores têm sobre o tema e traz à luz da discussão uma reflexão para essa prática de abordagem nos limites da sala de aula e a importância da avaliação no contexto escolar, enfatizando as várias formas de serem aplicadas. Podemos perceber a importância e a necessidade de compreendermos a avaliação realmente como um processo em movimento e assim, sucessivamente a cada novo ciclo de avaliação realizado foi possível perceber um novo mundo se desvendando e se transformando, já que avaliar é um processo que exige comprometimento por parte de todos os envolvidos, pois somente assim a avaliação não se tornará um mecanismo seletivo e excludente, mas sim o desafio de construir novas práticas que se aproximem cada vez mais do educando.
INTRODUÇÃO
Muito se tem discutido e falado a respeito da avaliação do ensino, que nada mais é que uma importante ferramenta, haja vista que seu emprego, se bem utilizada, vem ao encontro da melhoria dos serviços no ensino. Em nosso cotidiano estamos constantemente avaliando e sendo avaliados por aqueles que conosco estabelecem processos de interação, mesmo que muitas vezes não o percebamos conscientemente. Há, entretanto, um espaço onde essa avaliação determina muitas vezes o destino dos sujeitos: a escola. A avaliação escolar é explicitada através das notas que os alunos conseguem obter, porém, a forma pela qual essa avaliação é representada