Arquitetura e urbanismo
O Plano diretor é uma lei que descreve como nos cidadãos queremos o desenvolvimento para nossa cidade, procurando assim melhorar a qualidade de vida de todos, e unidos, prefeitura e comunidade poderão alcançar muitos objetivos e melhorias para a cidade.
Para realizar o Plano Diretor, a prefeitura conta com o apoio e participação da população, que se manifestam e dão varias opiniões, afinal cada pessoa tem interesses e objetivos diferentes.
São varias etapas: * Desafios * Potenciais * Temas e objetivos * Proposta Plano Diretor * Proposta à Câmara Municipal * E conferir o que esta sendo aplicado
São realizadas reuniões com a população para capacitar e mostrar o quanto é importante o Plano Diretor, audiências e conferencia para debater com e ouvi-la, estudando assim suas opiniões.
Santos tem regras para construções, que se encontra na lei de Uso e Ocupação do Solo, com essa lei temos que estudar: * O Zoneamento: que define os tipos de uso permitido ou onde cada coisa pode ser construída, como residências; comércios e etc...; * A Classificação Viária: que são as vias de transito rápido, vias arteriais e coletoras, via de circulação de pedestre e vias locais; * A Categoria de Uso, que da finalidade ao imóvel.
Com todas essas informações, os cidadãos conseguem saber se o que eles querem construir será permitido naquele local de sua escolha.
90% da área continental de Santos são de preservação ambiental, os 10% são áreas de Expansão Urbana, e na área Insular está concentrada cerca de 99% da população de Santos.
O Zoneamento da área continental é dividida em duas áreas. * Área de expansão urbana, somente essa área é dividida em bairro. * Área de Proteção Ambiental
Para que um projeto seja autorizado nessa área, varias exigências tem que ser cumpridas, por ser uma área que é de preservação ambiental, por isso todo o empreendimento que for projetado para construir nessa área devera