Quadro comparativo relacionado aos pensamentos filosóficos
CURSO SERVIÇO SOCIAL
QUADRO COMPARATIVO RELACIONADO AOS PENSAMENTOS DE KARL MARX, EMILLE DURKHEIM E MAX WEBER
NATAL
2013
QUADRO COMPARATIVO RELACIONADO AOS PENSAMENTOS DE KARL MARX, EMILLE DURKHEIM E MAX WEBER
Descrição dos pensamentos de Karl Marx, Emille Durkheim e Max Weber expondo convergências e divergências na produção de seus conhecimentos quanto ao funcionamento da sociedade, apresentado à disciplina de Fundamentos Básicos em Ciências Sociais da Saúde, Turma 1NA, como parte do processo avaliativo da unidade I, disciplina ministrada pelo Professor Carlos Silva.
NATAL
2013
A sociedade era entendida por Durkheim como um organismo similar ao corpo, constituído por vários órgãos, onde cada um dependendo outro para um bom funcionamento, ou até mesmo para sobreviver; para ele o indivíduo precisa se sentir parte do todo para que não ocorram anomalias sociais, deteriorando o tecido social.
Para Weber, a sociedade é fruto das ações dos homens que fazem suas escolhas conscientemente dentro da sociedade. São indivíduos dotados da racionalidade, que pensam e analisam; indivíduos esses que são mas importantes que a sociedade, pois dão vida à ela.
Alguns conceitos centrais:
- Trabalho: É a essência do homem, pois é o meio pelo qual relacionamos com a natureza e a transformamos em bens para serem valorizados.
- Mercadoria: É o que se produz para o mercado, o que se produz para a venda e não para o uso imediato do produtor.
Para Marx, tem um sentido negativo em que o trabalho, ao invés de humanizar, desumaniza a sociedade. O homem troca o verbo ser, pelo ter: Sua vida passa a medir-se pelo o que ele possui, e não pelo que ele é. Na alienação suas ações são controladas por outros, o trabalho passa a ser perspectivo e sem pensamento.
Ter e não ser
( A sociedade com uma visão crítica)
A sociedade rotula as pessoas, sendo elas de