Estudos
1)PORQUE A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PRECISA BUSCAR,SEMPRE,MAIS CONHECIMENTOS EM SUA ÁREA ESPECIFICA E EM OUTRAS,COM POR EXEMPLO,EM FILOSOFIA?
2)E QUE FORMA O PENSAMENTO CRÍTICO PODERÁ SER ÚTIL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO DIA-A- DIA DA EMPRRESA?
3)SER UM ADMINISTRADOR ÉTICO FAZ A DIFERENÇA!PORTANTO,QUAL É A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER OS FUNDAMENTOS ÉTICOS,OU SEJA,CONHECER A ÉTICA TEORICAMENTE PARA ADMINISTRADOR DE EMPRESAS?
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário | | Artigo: ESTRATÉGIA E FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO | Área: Humanas | Autor(es): Roberto Bazanini | | ESTRATÉGIA E FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO
Os estudos sobre o comportamento dos administradores das organizações e seus reflexos sobre a sociedade, no início do terceiro milênio, vem despertando cada vez mais interesse em todo o mundo.
Desde 1993, a Filosofia é uma disciplina recomendada nos cursos de Administração em todo o Brasil. Porém, infelizmente, os professores e alunos não encontram material didático disponível, que pense o ensino da Filosofia voltado para um futuro administrador de empresas.
O pensamento filosófico e a atividade de gerenciar negócios, aparentemente, parecem incompatíveis, disciplinas estranhas, cujo entrelaçamento não oferece nada de útil.
Em decorrência do estereótipo criado que somente disciplinas consideradas objetivas como Matemática e Contabilidade são essenciais para gerir empreendimentos, frequentemente, os alunos ingressantes nos cursos de administração concebem o conteúdo filosófico como “enrolação”, “perfumaria”, “coisa sem praticidade”, “coisa de louco”.
Ledo engano! A Filosofia originalmente era a ciência mãe, matriz da qual surgiram as demais ciências e é preciso ter em mente que, desde o surgimento dos questionamentos dos primeiros que filosofaram, o intuito estava em entender as coisas que nos rodeiam, pois, desde os ensinamentos de Sócrates, no século IV AC, uma das