QUADRIL
Artroplastia Total de Quadril
Deise Martins Rosa *
Introdução
Cirurgias para a colocação de prótese total do quadril têm particularidades que devem ser motivo de grande atenção por parte do anestesiologista. São cirurgias em que estão previstas perdas sanguíneas consideráveis, além de estarem associadas a uma elevada incidência de complicações tromboembólicas.
Outro fator de grande preocupação diz respeito à inserção do componente femoral da prótese durante a cirurgia. Neste momento podem estar presentes instabilidades hemodinâmicas e respiratórias, exigindo do anestesiologista a identificação dos fatores causais e o tratamento imediato.
Avaliação e Preparo Pré-operatório
Próteses totais de quadril são realizadas, em sua maioria, em pacientes idosos. A maior probabilidade de ocorrência de patologias associadas neste grupo de pacientes chama a atenção para a importância de uma avaliação pré-operatória criteriosa. O preparo clínico, a manutenção e a adequação dos medicamentos cronicamente utilizados têm grande impacto no prognóstico e na evolução clínica per e pós-operatórias desses indivíduos.
Dispor dos recursos necessários a cada tipo de paciente durante a cirurgia também deve ser preocupação do anestesiologista que prestará o atendimento: diabéticos graves podem necessitar de controle glicêmico rigoroso durante o ato operatório; é preciso dispor de medicamentos anti-hipertensivos para o tratamento de eventuais crises em hipertensos graves; etc.
Um grupo especial de candidatos à colocação de prótese total de quadril é formado por portadores de insuficiência renal crônica, por estarem mais sujeitos à ocorrência de fraturas patológicas 1.
* TSA-SBA / Instrutora Co-responsavel do HUPE-UERJ
Nesses casos é preciso que se programem as diálises pré e pós – operatórias. O estado volêmico antes de se iniciar a cirurgia deve variar do euvolêmico ao discretamente hipovolêmico, para que se possa contar com uma margem de reposição