Quadril
No quadril normal a cabeça do fêmur e a pélvis são cobertos por uma cartilagem macia que permite o fácil deslizamento da cabeça do fêmur dentro da cavidade (acetábulo). Uma articulação, normal deve possibilitar os movimentos do quadril em várias direções, ser estável e indolor, ou seja, a articulação do quadril é a articulação entre o fêmur e o acetábulo da pelve, e sua principal função é suportar o peso, equilibrar o corpo em posturas estáticas (de pé) e dinâmicas (caminhando ou correndo), proteger o sistema reprodutor e a parte inferior do sistema digestivo.
A articulação do quadril é uma diartrose (articulação sinovial), do tipo esferóide (esferoidal), ou seja, possui cápsula articular, a qual possui líquido sinovial.
2Os osso do quadril suportam o tronco e fornecem ligação com os membros inferiores. São chamados também de ossos pélvicos ou ossos do quadril. São formados pela fusão de três ossos: o ílio, o ísquio e a púbis. Os ossos do quadril se articulam anteriormente através da sínfise púbica e posteriormente através do sacro. Apresentam uma cavidade profunda acima do forame obturado onde se encaixa a cabeça do fêmur formando a articulação coxo-femoral chamado de acetábulo.
Ílio : maior porção e a mais superior do osso do quadril. Observamos acrista ilíaca, a espinha ilíaca ântero- superior, antero-inferior, póstero-superior e póstero-inferior.
Ísquio: porção mais forte do osso do quadril possuindo um corpo e um ramo. Observamos como principais acidentes a tuberosidade isquiática (no corpo), a espinha isquiática e a incisura isquiática maior e menor.
Púbis: superior e ligeiramente anterior ao ísquio. Entre o ísquio e a púbis está o forame obturado (maior