Prótese de Quadril
SILVIA ROSA
CIRURGIA DA PRÓTESE DE QUADRIL
Trabalho apresentado à disciplina de
Clínica Cirúrgica, para obtenção de nota referente ao terceiro período em questão.
Orientador: Professor Edinael
CURITIBA
MAIO/2014
INTRODUÇÃO
A Artroplastia de Quadril ou Prótese de Quadril é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo substituir a articulação natural doente ou fraturada, por uma articulação artificial constituída por materiais não orgânicos chamados implantes protéticos.
As fraturas do colo do fêmur continuam desafiando a ortopedia, e apesar da melhoria das técnicas e dos implantes disponíveis, o número de casos desse tipo de fratura entre adultos jovens tem crescido devido ao aumento da intensidade dos traumas.
Entre os idosos, o aumento deve-se ao aumento da perspectiva e da qualidade de vida.
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre as estruturas anatômicas e o funcionamento da articulação do quadril, quando ocorreu o primeiro procedimento cirúrgico da prótese, os instrumentos utilizados na cirurgia, os sintomas da doença, os tipos de prótese e a definição de cada uma delas.
Além de mencionar os benefícios e os riscos da cirurgia, mostrar também a grande importância da assistência de enfermagem que é oferecida ao paciente com fratura de colo de fêmur, assim como a seus familiares.
ANATOMIA DO QUADRIL
Para melhor entender a prótese, é interessante uma ideia das estruturas anatômicas e do funcionamento da articulação do quadril.
O quadril é a maior junta de ajuste esférico do corpo humano. A cabeça do fêmur, extremidade do osso longo da coxa, se encaixa na cavidade acetabular do osso pélvico. É, portanto, uma articulação de grande porte, adaptada para suportar o peso do corpo, distribuir os esforços e permitir os movimentos de flexão, extensão e rotações dos membros inferiores.
A cabeça femoral recebe suprimento de sangue, principalmente pelas artérias circunflexas em torno da base do colo